Vigorexia – O que é?

Por:digitalpixel
Sem categoria

16

jan 2020

Atualmente, boa aparência é sinônimo de sucesso, saúde, foco e determinação. As mídias sociais e a sociedade acabam por valorizar indivíduos com belos estereótipos. Algumas desordens psiquiátricas, entretanto, parecem vir associadas à certa dependência psicológica em algumas pessoas que passam a necessitar colocar em prática uma série de rituais de exercícios e outros comportamentos, prejudicando até mesmo a vida social, em troca de um corpo saudável. Na vigorexia há necessidade compulsiva da realização de exercícios físicos, muitas vezes passando por cima do que é considerado saudável.

Alguns sintomas psíquicos podem estar associados à vigorexia. A insônia, muitas vezes aparece como o início de um transtorno de ansiedade e também consequente ao uso de esteróides, que são utilizados por essas pessoas como uma forma de aumentar a massa muscular, e é bastante presente. A infertilidade em mulheres é outra consequência comum com o uso desses esteróides. Alterações da imagem corporal, irritabilidade e baixa auto estima podem levar à sintomas de depressão e ansiedade e até mesmo ideações suicidas podem estar presentes. Sintomas obsessivos, em que o indivíduo passa a priorizar os exercícios em detrimento de suas atividades sociais podem estar presentes,podendo chegar até mesmo ao isolamento social.

As consequências da vigorexia podem ser tanto físicas quanto psíquicas. Alterações em musculatura e tendões, aumento da pressão arterial, dificuldades de concentração e fadiga excessiva são sintomas comuns. Transtornos alimentares podem estar associados, e o tratamento psicológico e psiquiátrico visa reestabelecer o relacionamento do paciente com o seu corpo, e buscar o equilíbrio e modos de vida realmente saudáveis.


Compartilhe:

Rua Rio Grande do Norte 726, Sala 1101 Belo Horizonte | MG | CEP 30130-131.

(31) 98611-7642

christiane@christianeribeiro.com.br

AVISO

Em caráter de excepcionalidade, o Conselho Federal de Medicina, sob o ofício 1756/2020 autorizou temporariamente o atendimento por teleconsulta devido à pandemia atual que estamos vivendo, com o COVID-19. Dessa forma, estaremos aderindo a esta modalidade neste período, a fim de garantir a saúde e o atendimento dos pacientes.

As receitas, relatórios e outras documentações necessárias serão enviadas via motorista, que irá cobrar de acordo com a localização, ou poderão ser enviadas também de forma on-line. As consultas poderão ser realizadas via aplicativos de vídeo é chamada, conforme preferência do paciente. O pagamento das consultas será realizado por transferência bancária. Para agendar, favor clicar no link

Christiane Ribeiro – Doctoralia.com.br