Esquizofrenia

Sobre

A esquizofrenia é uma condição crônica, que leva a significantes danos ao funcionamento social e profissional do paciente. A prevalência da esquizofrenia ao longo da vida parece ser de 0,3 a 0,7%. O acometimento em homens, em geral, é maior do que nas mulheres. Os primeiros sinais e sintomas da doença aparecem mais comumente durante a adolescência ou início da idade adulta. Apesar de poder surgir de forma abrupta, o quadro mais freqüente se inicia de maneira insidiosa.

A esquizofrenia é de origem multifatorial onde os fatores genéticos e ambientais parecem estar associados a um aumento no risco de desenvolver a doença.

Sintomas

A doença se caracteriza pela presença de alterações no pensamento, que pode estar desorganizado, distúrbios da atenção, diminuição da memória e presença de alucinações auditivas, e mais raramente visuais, que o paciente percebe como vozes e até mesmo como outros sons, e imagens ou vultos. A diminuição da vontade de exercer as atividades, modificações no afeto, que é como o paciente expressa suas emoções, podem estar prejudicados. Familiares e amigos em geral percebem mudanças no comportamento do paciente, nas suas atividades pessoais, contato social e desempenho no trabalho e/ou escola.

Algumas pessoas podem apresentar diminuição da capacidade cognitiva, como por exemplo passam a ter dificuldades no trabalho, estudo, dificuldades em solucionar problemas, manter uma conversa, concentrar-se na leitura de um livro e também nas relações com familiares e amigos.

Tratamento

O tratamento psiquiátrico é necessário nesse transtorno, além da psicoterapia, que tem se mostrado um importante recurso terapêutico. Associada ao tratamento farmacológico, permitem a recuperação e a reabilitação do indivíduo.

Entre em contato

Dra. Christiane Ribeiro
CRM-MG 57238
(31) 2105.6344
(31) 2105.6319

Deixe seus dados que entraremos em contato!





Rua Rio Grande do Norte 726, Sala 1101 Belo Horizonte | MG | CEP 30130-131.

(31) 98611-7642

christiane@christianeribeiro.com.br

AVISO

Em caráter de excepcionalidade, o Conselho Federal de Medicina, sob o ofício 1756/2020 autorizou temporariamente o atendimento por teleconsulta devido à pandemia atual que estamos vivendo, com o COVID-19. Dessa forma, estaremos aderindo a esta modalidade neste período, a fim de garantir a saúde e o atendimento dos pacientes.

As receitas, relatórios e outras documentações necessárias serão enviadas via motorista, que irá cobrar de acordo com a localização, ou poderão ser enviadas também de forma on-line. As consultas poderão ser realizadas via aplicativos de vídeo é chamada, conforme preferência do paciente. O pagamento das consultas será realizado por transferência bancária. Para agendar, favor clicar no link

Christiane Ribeiro – Doctoralia.com.br