Transtorno de personalidade

Sobre

Os Transtornos de Personalidade ocorrem quando há um padrão de traços de personalidade e comportamento inflexíveis e mal adaptativos que causam sofrimento subjetivo, e/ou prejuízo significativo no funcionamento social ou ocupacional do indivíduo.

A personalidade é uma palavra de origem grega que vem de persona que significa uma máscara, um personagem, uma identidade. A personalidade é associada ao comportamento observável de uma pessoa, e inclui parâmetros como a sua capacidade de se afetar negativamente, ou seja, sua estabilidade emocional; a sua capacidade de interação com o meio e outros indivíduos; sua tolerância e cooperação com o próximo; seus escrúpulos morais e a sua facilidade de abertura, de aceitar idéias novas.

Os transtornos de personalidade afetam duas ou mais das seguintes áreas: Cognição, afetividade, controle de impulsos, necessidade de gratificação e relacionamento interpessoal. Tal padrão deve ocorrer entre a adolescência e início da vida adulta, é estável ao longo do tempo, e algumas vezes pode apresentar seus primeiros sintomas na infância, mas não classificamos como transtornos de personalidade aqueles que ocorrem antes dos 16-17 anos.

Os Transtornos de Personalidade são com frequência subdiagnosticados. Em geral os pacientes não procuram atendimento médico, a procura é mais associada quando há transtornos comórbidos, como transtornos depressivos e ansiosos. Estima-se que a prevalência oscile em torno de 15% da população mundial, e podem variar de acordo com os critérios utilizados.

Subtipos

O DSM – IV – TR divide os Transtornos de Personalidade em três grupos, os chamados clusters, com base em suas semelhanças entre si. São eles:

• Grupo A (Bizarro ou excêntrico)
Paranóide / Esquizóide / Esquizotípico. Há pouco contato social

• Grupo B (Dramático, emocional, errático)
Antissocial / Borderline / Histriônico /Narcisista
Impulsivos, instáveis.

• Grupo C (Ansioso e medroso)
Esquivo / Dependente / Obsessivo-compulsivo
Necessidade de controle das relações interpessoais.

Tratamento

O tratamento farmacológico e psicoterápico é indicado na maioria dos caso, de acordo com a avaliação médica.

Entre em contato

Dra. Christiane Ribeiro
CRM-MG 57238
(31) 2105.6344
(31) 2105.6319

Deixe seus dados que entraremos em contato!





Rua Rio Grande do Norte 726, Sala 1101 Belo Horizonte | MG | CEP 30130-131.

(31) 98611-7642

christiane@christianeribeiro.com.br

AVISO

Em caráter de excepcionalidade, o Conselho Federal de Medicina, sob o ofício 1756/2020 autorizou temporariamente o atendimento por teleconsulta devido à pandemia atual que estamos vivendo, com o COVID-19. Dessa forma, estaremos aderindo a esta modalidade neste período, a fim de garantir a saúde e o atendimento dos pacientes.

As receitas, relatórios e outras documentações necessárias serão enviadas via motorista, que irá cobrar de acordo com a localização, ou poderão ser enviadas também de forma on-line. As consultas poderão ser realizadas via aplicativos de vídeo é chamada, conforme preferência do paciente. O pagamento das consultas será realizado por transferência bancária. Para agendar, favor clicar no link

Christiane Ribeiro – Doctoralia.com.br