Depressão gestacional e depressão pós parto

Por:digitalpixel
Sem categoria

16

jan 2020

A gestação é uma fase bastante complexa na vida da mulher. As questões hormonais e sentimentos conflitantes da mãe frente à idéia de concepção podem desencadear diversos transtornos psiquiátricos no período reprodutivo, dentre eles a depressão, bastante comum nessa fase. Durante o período da gestação e no período posterior ao parto, a incidência de transtornos psíquicos é aumentada e atenção especial torna-se necessária.

A gestação e o puerpério (período que compreende entre 6 a 8 semanas após o parto) têm sido reconhecidos como período de vulnerabilidade para o agravamento de transtornos psiquiátricos prévios ou desencadeamento de novos quadros.

A Depressão Pós-Parto caracteriza-se por sintomas como falta de energia e motivação, perda do desejo sexual, choro fácil, aumento da irritabilidade, sono em excesso ou insônia, transtornos alimentares e sensação de incapacidade. Trata-se de um diagnóstico complexo, uma vez que devem ser excluídas as modificações comportamentais e fisiológicas da fase puerperal, que incluem aumento da fadiga, mudanças no peso corporal e aumento da insegurança. Outros fatores também devem ser considerados em um diagnóstico diferencial, como doenças endócrinas, luto e doenças neurológicas, por exemplo. Os diagnósticos da depressão gestacional e depressão pós-parto quando realizados tardiamente podem influenciar profundamente no desenvolvimento do recém-nascido. Torna-se importante acompanhar e tratar de forma próxima as pacientes que apresentam alterações de humor nessa fase.


Compartilhe:

Rua Rio Grande do Norte 726, Sala 1101 Belo Horizonte | MG | CEP 30130-131.

(31) 98611-7642

christiane@christianeribeiro.com.br

AVISO

Em caráter de excepcionalidade, o Conselho Federal de Medicina, sob o ofício 1756/2020 autorizou temporariamente o atendimento por teleconsulta devido à pandemia atual que estamos vivendo, com o COVID-19. Dessa forma, estaremos aderindo a esta modalidade neste período, a fim de garantir a saúde e o atendimento dos pacientes.

As receitas, relatórios e outras documentações necessárias serão enviadas via motorista, que irá cobrar de acordo com a localização, ou poderão ser enviadas também de forma on-line. As consultas poderão ser realizadas via aplicativos de vídeo é chamada, conforme preferência do paciente. O pagamento das consultas será realizado por transferência bancária. Para agendar, favor clicar no link

Christiane Ribeiro – Doctoralia.com.br