Transtornos Psiquiátricos e Uso de Drogas – Opinião Minas – Rede Minas

Por:digitalpixel
Sem categoria

16

jan 2020

O uso de substâncias químicas possui correlação estreita com uma maior chance do surgimento e reagudização dos transtornos psiquiátricos já existentes. Quanto maior a intensidade do uso de drogas lícitas e ilícitas, maiores as chances de desenvolvimento de sintomas depressivos, ansiosos, obsessivos e psicóticos.  As mulheres, devido à composição física, sofrem mais transtornos psiquiátricos relacionados ao uso de drogas com menor intensidade do uso do que os homens.

Mas afinal, quem vem primeiro? O uso de drogas ou os sintomas de depressão, ansiedade, esquizofrenia? Esta pergunta pode ser respondida por meio de duas hipóteses: a hipótese primária em que o uso de drogas atua como alívio e atenuação do sofrimento do paciente portador de algum transtorno psiquiátrico preexistente. O uso de álcool, por exemplo, pode falsamente aliviar sintomas de insegurança, insônia, desânimo e baixa auto estima apresentados na Depressão.  A maconha poderia ser utilizada como redutor da irritabilidade e inquietação em um transtorno de humor.

Já na hipótese secundária, secundária, que associa o uso da substância química, que pode se iniciar de forma esporádica e recreativa e levar secundariamente aos sintomas psiquiátricos. O uso excessivo de álcool, pode levar ao aumento da ansiedade e deflagrar crises de pânico, por exemplo. Ou o uso de crack ou cocaína, que pode levar a sintomas psicóticos, como ideações paranoides e sensação de perseguição.

As consequências sociais, como afastamento da família, desemprego, dificuldades de interação social são fatores importantes no desenvolvimento dos transtornos mentais associados ao uso de drogas. O álcool, bastante comum atualmente, pode até mesmo quadruplicar a chance de um individuo desenvolver depressão, por suas propriedades químicas.

Um tratamento adequado, que envolva a medicação, a psicoterapia, atividades físicas e principalmente, o suporte familiar é essencial.

A seguir, link do programa de televisão Opinião Minas, da Rede Minas, que participei falando um pouco mais sobre esse tema:


Compartilhe:

Rua Rio Grande do Norte 726, Sala 1101 Belo Horizonte | MG | CEP 30130-131.

(31) 98611-7642

christiane@christianeribeiro.com.br

AVISO

Em caráter de excepcionalidade, o Conselho Federal de Medicina, sob o ofício 1756/2020 autorizou temporariamente o atendimento por teleconsulta devido à pandemia atual que estamos vivendo, com o COVID-19. Dessa forma, estaremos aderindo a esta modalidade neste período, a fim de garantir a saúde e o atendimento dos pacientes.

As receitas, relatórios e outras documentações necessárias serão enviadas via motorista, que irá cobrar de acordo com a localização, ou poderão ser enviadas também de forma on-line. As consultas poderão ser realizadas via aplicativos de vídeo é chamada, conforme preferência do paciente. O pagamento das consultas será realizado por transferência bancária. Para agendar, favor clicar no link

Christiane Ribeiro – Doctoralia.com.br