A Terapia Assistida por animais: Como cães, gatos e outros podem ajudar?

Por:digitalpixel
Sem categoria

16

jan 2020

Todos nós sabemos a felicidade que é possuir um animalzinho de estimação, não é verdade? Os animais de estimação trazem conforto emocional ao ser humano, e podem ser mais do que uma simples companhia para quem está em um momento de dificuldades ou solidão.

Entre os anos 50-60, a psiquiatra Nise da Silveira observou, em um Hospital Psiquiátrico do Rio de Janeiro, a benéfica relação entre os pacientes psiquiátricos e uma cadelinha que visitava o hospital. Nise foi a pioneira no desenvolvimento de pesquisas nessa área no Brasil, e deu ínicio ao denominado Terapia Assistida por Animais (TAA).

O contato com um animal de estimação ou por meio da TAA pode levar a inúmeros benefícios ao paciente, como melhora na qualidade de vida, menor sensação de solidão, prevenção do stress, melhora dos sintomas de Depressão e Ansiedade. O animal pode ser também um aliado em doenças que acometem os idosos, como o Mal de Alzheimer e outros tipos de demência, a diminuição da acuidade visual e auditiva.

Lembrando que o animal deve ser dócil, e estar em bom estado de saúde. Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com a Terapia Assistida por Animais. Cães, gatos e cavalos são os animais mais comuns nessa terapia. O animal é chamado de co-terapeuta e a sua presença pode levar a inúmeros benefícios aliada ao tratamento psicoterapêutico, e farmacológico quando necessário . A depressão, a ansiedade, o autismo, a demência são algumas das doenças psiquiátricas  cujos pacientes podem ser beneficiados com  essa técnica.

Recentemente, algumas companhias aéreas tem adotado inclusive a autorização aos cães e animais de estimação que servem de suporte emocional, ou seja, que trazem conforto emocional ao paciente a viajar com os passageiros na cabine. Nesse caso, o psiquiatra assistente deverá fazer um relatório médico, explicando a importância do animal no tratamento psicoterápico daquele paciente.

Quer saber mais sobre Idosos e a terapia assistida por animais? Assista no link a reportagem exibida na TV Record,em que eu falo mais sobre o tema: https://noticias.r7.com/minas-gerais/balanco-geral-mg/videos/caes-ajudam-no-bem-estar-dos-idosos-14022019.

Acesse nosso Instagram @dra.christiane:
http://www.instagram.com/dra.christiane e nossa página no Facebook Dra. Christiane Ribeiro https://www.facebook.com/drachristianeribeiro/


Compartilhe:

Rua Rio Grande do Norte 726, Sala 1101 Belo Horizonte | MG | CEP 30130-131.

(31) 98611-7642

christiane@christianeribeiro.com.br

AVISO

Em caráter de excepcionalidade, o Conselho Federal de Medicina, sob o ofício 1756/2020 autorizou temporariamente o atendimento por teleconsulta devido à pandemia atual que estamos vivendo, com o COVID-19. Dessa forma, estaremos aderindo a esta modalidade neste período, a fim de garantir a saúde e o atendimento dos pacientes.

As receitas, relatórios e outras documentações necessárias serão enviadas via motorista, que irá cobrar de acordo com a localização, ou poderão ser enviadas também de forma on-line. As consultas poderão ser realizadas via aplicativos de vídeo é chamada, conforme preferência do paciente. O pagamento das consultas será realizado por transferência bancária. Para agendar, favor clicar no link

Christiane Ribeiro – Doctoralia.com.br