Por:digitalpixel
Sem categoria
jan 2020
Você sabe a diferença entre Bulimia e a Anorexia? Ambos são transtornos alimentares, em que há um grande medo de engordar, baixa auto-estima, insatisfação com o próprio corpo e distorção da imagem corporal. Porém quais são as principais diferenças entre eles?
Na anorexia nervosa há perda de peso acentuada, restrição alimentar e consequente desnutrição, com distorção da imagem corporal e alterações hormonais. A diminuição do fluxo menstrual, o ausência do mesmo, o retardo no desenvolvimento das características da puberdade/adolescência, e a redução do interesse sexual são algumas alterações observadas. Alterações nos hábitos intestinais, como constipação intestinal, doenças do esôfago e até mesmo hepatite podem estar presentes. Há crescimento de uma penugem fina nos braços, pernas, face e tronco, o chamado lanugo. Alterações no ritmo cardíaco são alterações graves e podem ser fatais. Alterações imunológicas, ósseas e do sistema reprodutivo também estão presentes. A osteoporose é uma característica comum. A prevalência é baixa, cerca de 0,5 a 1% da população, embora a morbimortalidade seja considerada alta dentre os outros transtornos psiquiátricos, por motivos de suicídio e outras alterações clínicas, como arritmias cardíacas fatais. O público feminino é o mais atingido, na faixa etária entre 15 e 25 anos. Algumas profissões parecem estar mais relacionadas ao desenvolvimento da Anorexia Nervosa, principalmente aquelas ligadas à estética como modelos, atletas, bailarinas, atrizes.
Já no quadro de bulimia nervosa, o peso pode variar entre a faixa normal ou levemente acima da normalidade. Há compulsão alimentar, ou seja, a ingestão de grandes quantidades de alimentos em um período curto de tempo e compensações inadequadas para o controle de peso, como vômitos. A prevalência é entre 0,5 a 4% da população, e afeta aproximadamente 9 mulheres para cada homem. Existe também o subtipo purgativo, em que os pacientes utilizam laxantes, enemas, diuréticos e vômitos e o não purgativo, em que há jejum e excesso de exercícios. Ao contrário da Anorexia, na Bulimia a taxa de mortalidade é baixa.
A baixa auto-estima e insatisfação significativa com o próprio corpo são características marcantes em ambos os transtornos alimentares. Muitas vezes o quadro vem a se manifestar após uma dieta frustrada, em que o paciente passa a evitar alimentos calóricos, ricos em carboidratos e, em casos mais graves, passa a evitar refeições completas.
As comorbidades psiquiátricas podem ocorrer dentre os transtornos alimentares. Sintomas depressivos, obsessivos compulsivos, ansiosos são muito comuns. No geral, são pessoas bastante perfeccionistas, com acentuada autocrítica. Conflitos familiares podem estar, muitas vezes, por trás do quadro. Em ambos os quadros, é necessário um acompanhamento multidisciplinar adequado, uma vez que são condições que levam a grande sofrimento psíquico além de alterações clínicas, como na anorexia, que podem ser fatais.
Para maiores informações, confira aqui o programa exibido na TV Horizonte / TV Puc Minas, exibido no dia 28/09/17 que contou com a minha participação: