Os transtornos de ansiedade são muito prevalentes na população brasileira, e são considerados os motivos responsáveis por boa parte das consultas em Psiquiatria. As mulheres tem mais chance de desenvolver tais transtornos do que os homens.
O estresse, a privação de sono e atividades de lazer, acontecimentos traumáticos da vida podem ser fatores que predispõe a esses transtornos. O diagnóstico caracteriza a presença de estado persistente de ansiedade e preocupações excessivas, capaz de afetar o indivíduo em seu trabalho, família, e relações sociais. Pacientes ansiosos tem risco aumentado de apresentarem outras doenças clínicas, como síndrome do intestino irritável, enxaqueca, úlceras digestivas, asma, doenças coronarianas, doenças auto-imunes entre outras.
Os primeiros sintomas geralmente aparecem no fim da adolescência ou início da idade adulta. Aperto no peito, tensões musculares, suor excessivo, insônia, sensação de sufocamento, inquietação, gastrite, dores de cabeças são alguns dos sintomas que podem fazer parte do dia a dia de quem convive com esse problema. Muitos pacientes procuram um clínico geral, gastroenterologista e cardiologista antes mesmo de procurarem um psiquiatra, uma vez que os sintomas são amplos e atingem todo o corpo.
O diagnóstico deve ser estabelecido o quanto antes, e o tratamento logo iniciado para diminuir riscos e melhorar a qualidade de vida do paciente. O tratamento psicofarmacológico deve ser avaliado de forma adequada. A psicoterapia é também muito importante para evitar os sintomas.
Dra. Christiane Ribeiro
CRM-MG 57238
(31) 99198-2238