Demências

Sobre

A demência é uma síndrome caracterizada pela diminuição da capacidade intelectual, chegando a interferir nas atividades sociais ou profissionais. A memória é afetada, inicialmente a memória recente (episódica) e há dificuldades na aprendizagem e incapacidade de realizar as atividades de vida diárias, podendo haver dificuldade de movimentação. Alterações psiquiátricas são bastante comuns nessa patologia. A diabetes e a hipertensão arterial são fatores de risco importantes.

É causada por comprometimento do Sistema Nervoso Central.

Prevalência

As taxas de prevalência variam muito, a Doença de Alzheimer é mais comum entre mulheres e mais prevalente nos países do Oeste da Europa. Estudos que investigaram pacientes com mais de 65 anos, demência leve a moderada indicaram taxas de prevalência de 2 a 18,5%.

Tipos de Demência

A demência de Alzheimer é a forma mais comum de demência, seguida pela demência vascular. A idade de início dos sintomas em geral da Demência Vascular, é anterior à da Doença de Alzheimer. Os homens são mais acometidos que as mulheres na Demência Vascular, enquanto na Doença de Alzheimer há maior comprometimento das mulheres. Na forma vascular, o início é abrupto, e a depressão é bastante comum e pode estar associada, junto com outros sintomas (confusão mental principalmente noturna, variação do comportamento, dores no corpo, incontinência emocional.)

A demência com corpúsculos de Lewy pode alcançar a prevalência de 15 a 20% em idosos. Há déficits cognitivos em atenção, execução, memória, alterações comportamentais, alucinações visuais precoces, rigidez, depressão e lentificação dos movimentos.

A Demência Frontotemporal pode afetar de forma diferenciada o comportamento, os movimentos e a linguagem. Trata-se de uma atrofia localizada dos lobos frontais e temporais do cérebro. A faixa etária mais prevalente 45-65 anos, igual incidência entre os sexos. A depressão é muito comum, e o comprometimento da memória em geral é tardio. A doença de Pick, uma doença neurodegenerativa que está classificada nesse tipo de demência.

Fatores de risco

• Idade;
• Fatores genéticos;
• Baixo nível de escolaridade
• História Familiar
• Depressão
• TCE
• Tabagismo

Tratamento

É importante o tratamento dos transtornos psiquiátricos associados, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida do paciente. O tratamento farmacológico é indicado para a maioria dos casos, de acordo com avaliação do paciente.

Entre em contato

Dra. Christiane Ribeiro
CRM-MG 57238
(31) 2105.6344
(31) 2105.6319

Deixe seus dados que entraremos em contato!





Rua Rio Grande do Norte 726, Sala 1101 Belo Horizonte | MG | CEP 30130-131.

(31) 98611-7642

christiane@christianeribeiro.com.br

AVISO

Em caráter de excepcionalidade, o Conselho Federal de Medicina, sob o ofício 1756/2020 autorizou temporariamente o atendimento por teleconsulta devido à pandemia atual que estamos vivendo, com o COVID-19. Dessa forma, estaremos aderindo a esta modalidade neste período, a fim de garantir a saúde e o atendimento dos pacientes.

As receitas, relatórios e outras documentações necessárias serão enviadas via motorista, que irá cobrar de acordo com a localização, ou poderão ser enviadas também de forma on-line. As consultas poderão ser realizadas via aplicativos de vídeo é chamada, conforme preferência do paciente. O pagamento das consultas será realizado por transferência bancária. Para agendar, favor clicar no link

Christiane Ribeiro – Doctoralia.com.br